Gênero textual é uma prática de interação comunicativa que se manifesta por meio de um texto verbal, não verbal ou multimodal. Segundo a autora Ingedore Kock, os gêneros textuais podem ser considerados a materialização das várias práticas sociais, articulados de tal forma que são imprescindíveis à vida em sociedade. Em síntese, os gêneros são a efetiva realização da linguagem oral ou escrita e já fazem parte das ações humanas. Partindo dessa premissa não precisaria ser ensinado. Então, por que trabalhar com essa prática social?
De acordo com o filósofo Jonh Dewey, a educação deve ser entendida como “um processo de reconstrução da experiência, dando-lhe um valor mais socializado por meio do aumento das capacidades individuais.”
E para o psicólogo Juan Ignácio Pozo, vivemos em uma sociedade da aprendizagem, na qual aprender constitui não só exigência social crescente, como também uma via indispensável para a evolução pessoal.
Assim, o trabalho com gêneros textuais é primordial pela ampliação da competência linguística e participação social do indivíduo. Por isso, os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental preconizam o ensino da leitura e produção de textos a partir de gêneros textuais.
Desse modo, seguindo as orientações do Currículo e as situações de aprendizagem apresentadas no caderno do aluno, os oitavos anos participaram do projeto “A propaganda é a alma do negócio?". Neste projeto houve uma sequência didática na qual se integrou os eixos de leitura, análise linguística e produção de textos (orais e escritos) com o intuito de atingir a meta final: produção do anúncio publicitário.
Os alunos receberam orientações sobre as etapas previamente estabelecidas para o trabalho em grupo, pesquisaram anúncios publicitários para análise estrutural dos textos, receberam informações sobre a função social do gênero e as diferenças entre consumidor e consumista, refletiram e discutiram sobre a influência da propaganda na vida pessoal e na sociedade, por fim, produziram um cartaz publicitário com elaboração de marca, slogan e logotipo de um produto pré-determinado para um público específico. Cada grupo apresentou seu anúncio publicitário com linguagem persuasiva e diversificada. Segue abaixo algumas fotos das apresentações que tiveram o objetivo de convencer o público-alvo. Todos os grupos fizeram um ótimo trabalho!
PARABÉNS A TODOS!
Professora Roseli Feitosa
Parabéns, galera!
Nenhum comentário:
Postar um comentário